Objectivo da gestão da Tesouraria Para prossecução desse objetivo foram desenvolvidos os meios e as tecnologias necessárias para a prestação de serviços bancários de excelência, orientados para as necessidades próprias dos serviços, por forma a permitir a centralização de fundos de todos os organismos da Administração Direta e Indireta do Estado, das Entidades Públicas Empresariais e da Comunidade Europeia. O IGCP, E.P.E, posicionando-se enquanto banco do Estado, tem participação directa nas compensações interbancárias de cheques, transferências eletrónicas interbancárias, Multibanco e nos sistemas de pagamentos em tempo real: SPGT – TARGET, utilizando as mesmas ferramentas que a banca para efetivar todos os pagamentos e recebimentos do Estado. Os serviços bancários prestados têm ainda a vantagem de terem sido desenvolvidos em estreita parceria com o universo dos clientes da Tesouraria Central do Estado, produzindo um efeito de arrastamento na automatização dos procedimentos internos dos organismos e nos próprios sistemas contabilísticos. A integração das aplicações de suporte à gestão da Tesouraria do Estado com as aplicações de controlo orçamental e sistemas contabilísticos próprios, proporciona também maior racionalização e comodidade na gestão dos orçamentos dos Organismos Públicos que utilizam o Banco do Estado. |