Leilões de BT - Descrição
Os Bilhetes do Tesouro são normalmente emitidos por recurso a leilões. A realização dos leilões segue normalmente um calendário anunciado no início de ano ou no início de cada trimestre. Por norma, os leilões de BT têm lugar na primeira e/ou terceira quarta-feira do mês.
Salvo circunstâncias especiais, a fase competitiva dos leilões termina às dez horas e trinta minutos (11:30 CET) e o período para apresentação de propostas para a fase não competitiva termina às dez horas e trinta minutos (11:30 CET) do dia útil seguinte.
As características específicas de cada leilão são comunicadas diretamente aos Especialistas em Bilhetes do Tesouro até três dias antes da data da sua realização. A liquidação efetua-se dois dias úteis após a realização do leilão (T+2).
A execução dos leilões é suportada num sistema eletrónico - o Bloomberg Auction System (BAS). Os leilões compreendem duas fases – competitiva e não competitiva – e a eles têm acesso apenas os intermediários financeiros autorizados pelo IGCP, E.P.E. como operadores primários deste mercado, ou seja, as instituições a quem esteja atribuído o estatuto de Especialista em Bilhetes do Tesouro (EBT).
Fases do leilão
Fase competitiva
-
Os Bilhetes do Tesouro são atribuídos por ordem crescente das taxas de rendimento (yield) propostas até ser atingida a taxa para a qual o montante das propostas iguale ou exceda o total que o IGCP, E.P.E. decida colocar, i.e. até ser atingida a taxa de corte;
-
O IGCP, E.P.E. poderá decidir colocar um montante até 1/3 superior ao anunciado e poderá, também, não colocar parte ou a totalidade do montante anunciado;
-
As propostas devem ser introduzidas no sistema de leilões no período de trinta minutos que antecede a hora limite indicada no anúncio do leilão, que será, salvo circunstâncias especiais, às dez horas e trinta minutos [11:30 horas CET (Central European Time)] do dia do leilão. A divulgação dos resultados dos participantes deve ocorrer no prazo máximo de 15 minutos após essa hora, ocorrendo normalmente nos 3 minutos seguintes.
Fase não competitiva
-
Têm acesso à fase não competitiva do leilão os especialistas em bilhetes doTesouro.
-
A subscrição na fase não competitiva efetua-se à taxa máxima aceite na fase competitiva do leilão.
-
O montante a subscrever pelos especialistas em bilhetes do Tesouro ascende a um máximo de 40% do montante efetivamente colocado na fase competitiva. |