Imagem
investidores

Operações de Mercado

Leilões de OT/BT 

O sistema de leilões é o método mais utilizado para a colocação de dívida pública do Estado. Neste processo, títulos como Obrigações e Bilhetes do Tesouro são emitidos através de leilões regulares.  

Os participantes dos Leilões (instituições financeiras selecionadas) adquirem os títulos de dívida durante a emissão, garantindo, posteriormente, a sua distribuição e liquidez no mercado. 

 

Obrigações do Tesouro (OT) 

As Obrigações do Tesouro (OT) são habitualmente colocadas através de leilões, a um grupo de instituições financeiras selecionadas, denominadas por Operadores Especializados em Valores do Tesouro (OEVT) e Operadores de Mercado Primário (OMP)

Tab: Janelas de Leilão 

O que são? 
As Janelas de Leilão são oportunidades estabelecidas durante o período em que o IGCP pode optar por realizar leilões de Obrigações do Tesouro (à exceção dos leilões de recompra/troca), dependendo das necessidades de financiamento do Estado e das condições de mercado.  

Quando ocorrem? 
Estas janelas ocorrem nas seguintes datas

  • 1ª janela de leilão: segunda quarta-feira de cada mês, 
  •  2ª janela de leilão: quarta quarta-feira de cada mês. 

Por norma, os leilões ocorrem na segunda janela do mês. O IGCP anuncia a decisão de realizar, ou não, um leilão até 3 dias úteis antes da data prevista. 
No dia do leilão competitivo, as propostas são submetidas até às 10h30. O leilão não competitivo, que permite a aquisição de títulos ao preço mínimo aceite, estabelecido no leilão competitivo, ocorre no dia útil seguinte, às 15h. 

Como funcionam na prática? 

Tab: Mecanismo de Leilão e Convenções de Mercado 

No dia do leilão, o IGCP organiza as subscrições recebidas por ordem decrescente de preço e estabelece o preço mínimo a ser aceite, com base no montante oferecido. Todas as propostas que apresentem um preço igual ou superior ao preço de corte são atendidas ao preço mínimo definido (método uniforme), salvo quando o total exceder o montante que o IGCP decida colocar em leilão. 

tabela com: 

- maturidade, moeda, taxa de juro, valor nominal, montante mínimo, montante máximo, método de preço, fiscalidade (link), listing (link), business days, counting day, governing law,etc + link para o Procedimento completo 

Tab: Resultado dos últimos leilões 

tabela com cerca de 10 linhas, com as seguintes colunas: Data de Leilão, OT, ISIN, Cupão, Preço Mínimo Aceite, Montante Colocado 

Opção para fazer download. 

Mais link para ver os resultados todos 

TAb: OT’s em circulação  

Atualmente encontram-se em circulação as seguintes Obrigações do Tesouro; 

Tabela com as seguintes colunas: OT, Data de Emissão, ISIN, Cupão, Maturidade, Outstanding, Link para Info Memo + Press Release 

 

 

Bilhetes do Tesouro (BT) 

Os Bilhetes do Tesouro (BT) são maioritariamente colocados através de leilões, a um grupo de instituições financeiras selecionadas, denominadas por Especialistas em Bilhetes do Tesouro (EBT)

Quando ocorrem? 

Tab: Calendário de Leilões 

O IGCP divulga, no início de cada trimestre, um calendário indicativo dos leilões de BT a realizar nesse mesmo trimestre. 

O anúncio da realização ou não do leilão é comunicado até 3 dias úteis antes da data prevista, uma vez que o IGCP poderá realizar ajustamentos às linhas de atuação. 

No dia do leilão competitivo, as propostas são submetidas até às 10h30. O leilão não competitivo, que permite a aquisição destes títulos à taxa máxima aceite no leilão competitivo, ocorre no dia útil seguinte, às 15h. 

+ 

tabela com o calendário 

Como funcionam na prática? 

Tab: Mecanismo de Leilão e Convenções de Mercado 

No dia do leilão, o IGCP organiza as subscrições recebidas por ordem crescente de taxa de juro e estabelece a taxa máxima a aceitar, em função do montante que decida colocar. São satisfeitas à taxa proposta (método de preço múltiplo) todas as propostas com taxa de juro menor ou igual à taxa máxima definida, salvo quando o total exceder o montante que o IGCP decida colocar em leilão. 

+ 

tabela com: 

- maturidade, moeda, taxa de juro, valor nominal, montante mínimo, montante máximo, método de preço, fiscalidade (link), listing (link), business days, counting day, governing law,etc + link para o Procedimento completo 

 

Tab: Resultado dos últimos leilões 

tabela com cerca de 10 linhas, com as seguintes colunas: Data de Leilão, OT, ISIN, Cupão, Preço Médio, Montante Colocado 

Opção para fazer download. 

Mais link para ver os resultados todos 

Tab: BTs em Circulação 

Atualmente, encontram-se em circulação os seguintes Bilhetes do Tesouro: 

Tabela com as seguintes colunas: OT, ISIN, Cupão, Maturidade, Outstanding, Aviso 

 

 

iii) Leilões de Troca/Recompra 
Além dos leilões regulares, o IGCP poderá realizar leilões de recompra ou troca.  
 
Caraterísticas destes leilões: 

  • são uma ferramenta estratégica e flexível;  
  • permitem tirar partido das condições favoráveis do mercado; 
  • e ajustar o perfil de amortizações, para maximizar a eficiência e reduzir os custos da dívida pública. 

As características específicas de cada leilão são comunicadas diretamente aos OEVT e OMP, até ao dia útil anterior à data da sua realização. 

Tab: Resultado dos últimos leilões 

tabela com cerca de 10 linhas, com as seguintes colunas: Data de Leilão, Troca/Recompra, Série a Comprar, Série a Vender, Montante Colocado, Procura,  

Opção para fazer download. 

Mais link para ver os resultados todos