O IGCP, E.P.E., irá disponibilizar um novo produto de poupança, Certificados de Tesouro Poupança Mais (CTPM), a partir de 31 de outubro de 2013 (dia mundial da poupança). O objetivo é o de promover o alargamento da base de investidores domésticos, essencial para assegurar eficazmente as necessidades de financiamento do Estado.
Cada subscrição vence juros com uma periodicidade anual (sem capitalização de juros) e o resgate só é possível um ano após a data-valor da subscrição. Decorrido o 1.º ano, poderão ser efetuados resgates, em qualquer momento do tempo, acarretando a perda total dos juros decorridos, desde o último vencimento de juros até à data de resgate.
As taxas de juro são fixas na data de subscrição, com o seguinte perfil de remuneração bruta:
A taxa de juro no 4.º e no 5.º ano é acrescida de um prémio*, correspondente a 80% do crescimento médio real do PIB a preços de mercado nos últimos quatro trimestres conhecidos no mês anterior à data de pagamento de juros. O IGCP, E.P.E., pode suspender ou estabelecer limites às subscrições, garantindo, contudo, que as taxas de juro fixadas para os CTPM na data da sua subscrição vigoram até à sua amortização. * O prémio apenas tem lugar no caso de crescimento médio real do PIB positivo IGCP, E.P.E, 10 de outubro de 2013 » Resolução do Conselho de Ministros n.º 62/2013 |